Dra. Fernanda Simões Alves - Dermatologista em Ribeirão Preto

Tratamentos

Com o aumento da longevidade é cada vez mais frequente a procura de tratamentos dermatológicos para a manutenção de uma pele bonita e saudável. Atualmente, estão disponíveis diversos recursos com essa finalidade e que serão indicados especificamente para o seu tipo de pele. Veja abaixo quais são estes tratamentos:

Peeling

É um tratamento utilizado na recuperação da pele danificada pelo sol, acne, presença excessiva de oleosidade e na presença de poros abertos. Pode ser superficial ou médio dependendo do produto e da concentração utilizada.

Consiste na aplicação de uma substância química que irá promover uma descamação na pele e uma renovação celular. Com isso ocorrerá um clareamento de manchas deixando a pele com vida, brilho e uma aparência mais saudável.

A descamação, em geral, dura de 5-7 dias (isso dependerá do peeling ser superficial ou médio) e não impossibilita a pessoa de exercer suas atividades do dia a dia. Porém é extremamente importante o uso de protetor solar durante todo esse período.

O número de sessões depende da resposta de cada indivíduo.

Preenchimento

Com o passar do tempo, o colágeno e as fibras elásticas vão sendo danificadas e as linhas de expressão começam a ficar bem marcadas na face. Para atenuar este aspecto de cansaço e envelhecimento da pele são usadas substâncias com a finalidade de preencher as rugas. Estas substâncias são conhecidas como preenchedores.

O preenchedor mais usado é o de ácido hialurônico que é utilizado no meio médico desde 1996. Este preenchedor é encontrado naturalmente em nosso organismo e por isso é considerado o mais seguro.






Este procedimento é indicado para:
- diminuir as rugas do sulco nasogeniano (bigode chinês)
- diminuir as rugas perilabiais (ao redor dos lábios)
- restaurar o volume ou o contorno dos lábios
- melhorar a depressão do sulco lacrimal (olheiras)
- restaurar a perda do volume da região malar (bochechas)
- melhorar as cicatrizes de acne ou de traumas
- restaurar a perda de volume das mãos

Após a anestesia com creme ou injeção (isso será definido conforme a região da pele), o médico aplicará o produto sobre a área a ser recuperada e imediatamente já é visto o resultado natural e que trará um aspecto de rejuvenescimento para o local tratado.

O resultado final tem uma durabilidade de aproximadamente 8-12 meses, dependendo do volume injetado e do local que foi tratado.

Toxina Botulínica

É indicado para as rugas dinâmicas, ou seja, aquelas que aparecem quando franzimos a testa, sorrimos ou choramos. Isso não significa que a pessoa que procura este tipo de tratamento ficará sem expressão facial, mas sim que estará prevenindo que estas rugas fiquem profundas com o tempo.

Hoje fazemos a aplicação de duas formas. Existe a forma preventiva para pacientes jovens e que não desejam que estas rugas dinâmicas fiquem marcadas na face. E há também a forma terapêutica para pacientes com pele mais madura e que já apresentam a linha da ruga marcada na face, mas que desejam suavizá-la e não deixar que ela fique mais profunda.

A aplicação é feita personalizada para as rugas dinâmicas de cada paciente e assim o resultado fica mais natural e a pessoa ganha uma aparência descansada.

Após anestesia com creme, é realizada a aplicação do produto sobre as rugas com uma microagulha (semelhante a que os diabéticos usam). O resultado começa a ser notado depois de 48 horas e tem uma durabilidade de 4-6 meses.

Outra indicação com resultados excelentes é a aplicação desta substância em locais com hiperhidrose (excesso de suor) promovendo de forma importante a diminuição do suor e do odor.

Esta substância é segura e vem sendo utilizada desde 2000 com a aprovação dos órgãos responsáveis por fiscalizar as medicações.

Terapias a Laser

Os lasers promovem uma renovação das células da pele e com isso estimulam colágeno, o que irá melhorar sua qualidade e torná-la mais lisa, iluminada e com aspecto de pele mais saudável e jovem. Existem diversos tipos de lasers e cada um é específico para uma determinada necessidade do paciente. O número de sessões também é variado de acordo com o laser e o tipo de lesão do paciente.

Luz Intensa Pulsada

Este aparelho permitiu um grande avanço no tratamento dos danos causados pelo sol. Ele é utilizado para o clareamento das manchas na face e mãos e da vermelhidão da face, pescoço ou colo. Como faz um estímulo na produção de colágeno, ocorre uma melhora no aspecto de cicatrizes e deixa a pele com aparência mais lisa, melhorando as rugas e fechando os poros.

Nesse tipo de procedimento não é necessária a aplicação de anestésico, já que é praticamente indolor. Em geral, não ocorre vermelhidão ou inchaço intenso e o paciente pode retornar as suas atividades no mesmo dia.

Também pode ser usada para a depilação de pelos, promovendo uma diminuição de seu número, que pode chegar a 30% por sessão. Apresenta resultados muito satisfatórios em casos de pelos encravados na virilha e região de barba.

Laser Fracionado

Está indicado para o rejuvenescimento, cicatrizes de acne ou trauma e estrias. Este laser atinge as camadas mais profundas da pele fazendo um estímulo maior de colágeno. Com isso há uma melhora das rugas (até mesmo daquelas mais acentuadas), melhora da flacidez, clareamento de manchas e fechamento de poros.

Pessoas que apresentam cicatrizes se beneficiam deste laser porque, ao promover um intenso estímulo de colágeno, a pele irá superficializar as depressões existente na cicatriz.

Este procedimento pode gerar um pouco de desconforto para o paciente e, para amenizar isso, é aplicado previamente um anestésico em creme. Logo após o procedimento, o paciente ficará com vermelhidão e inchaço, que poderá durar de 5-7 dias, no local da aplicação. Durante este período é extremamente importante que o paciente não faça nenhuma exposição solar prolongada e esteja sempre utilizando protetor solar adequado.

Infravermelho

Indicado para flacidez da face e pescoço. Este laser age promovendo um aquecimento da pele, levando a uma contração imediata do colágeno que trará, a médio prazo, uma produção de novo colágeno e fibras elásticas.

São necessárias no mínimo 3 sessões com intervalos de 30 dias.

Este tratamento pode ser realizado durante todo o ano e o paciente pode voltar imediatamente a suas atividades após o término da sessão.

Radiofrequência

Indicado para flacidez facial, pescoço, corporal e para celulite. Consiste numa ponteira que ficará sempre em movimento circular na pele e produzindo calor. O calor irá estimular a produção de um novo colágeno, que promoverá uma melhora do tônus da região tratada.

São necessárias várias sessões com intervalo quinzenal na face e semanal no corpo.

Este tratamento pode ser realizado durante todo o ano e o paciente pode voltar imediatamente a suas atividades após o término da sessão.

Dermatologia Clínica e Cirúrgica

  - Acne
  - Alergias
  - Câncer de Pele
  - Celulite
  - Dermatite Seborréica
  - Doenças das Unhas
  - Doenças do Cabelo
  - Estrias
  - Herpes
  - Hiperhidrose (excesso de suor)
  - Melasma / Melanoses (manchas)
  - Micoses
  - Nevos (pintas)
  - Psoríase
  - Verrugas
  - Vitiligo